Código de Conduta

2019/2020

Código de Conduta

Informação atualizada em 25 de setembro de 2019

Código de conduta do aluno na sala de aula

Em Conformidade com o Regulamento Interno do Centro Helen Keller, estabelece-se o compromisso de cumprimento das normas de conduta do aluno na sala de aula.

Regras de conduta / sala de aula Sanções relativas ao incumprimento das regras
1. Ser pontual.
A falta de pontualidade tem efeitos sobre a avaliação.
2. Ter na sua posse todo o material necessário.
Sempre que o aluno não se faça acompanhar do material necessário às atividades escolares, deverá o professor da disciplina registar o facto, no INOVAR+. Nas aulas de Expressão Motora, Expressão e Educação Físico-motora ou Educação Física, o aluno que não se apresente com o equipamento do Centro vestido poderá ser impedido de participar na aula, sendo sempre registada falta de material. As faltas de material têm efeitos na avaliação.
3. Não é permitido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos a saída da sala de aula para se deslocar ao cacifo.
A acumulação de faltas de material a uma mesma disciplina, pode originar a perda do direito de utilização do cacifo, caso o tenha.
4. É obrigatório usar o polo oficial do Centro nas visitas de estudo ou atividades realizadas no recinto escolar ou fora do Centro, e que assim o justifiquem.
Caso os alunos não cumpram o disposto no número anterior, serão impedidos de participar na atividade e ser-lhes-á registada falta de presença.
5. Os telemóveis, aparelhos de audio, ou entretenimento, devem estar desligados. *
À primeira ocorrência, devolução ao Encarregado de Educação. Em caso de situação de avaliação será anulado o resultado da mesma.
6. Respeitar as orientações e advertências do professor / D.T.
À segunda ocorrência do previsto nos pontos 5 a 8, ou à primeira ocorrência, caso esta seja grave, será dada ordem de saída da sala de aula. O aluno será encaminhado para um espaço a designar, com indicação do período de permanência e da tarefa a realizar e participação escrita da ocorrência. Mantem-se em qualquer caso a anulação do resultado em situação de avaliação, prevista no ponto 5.
7. Levantar o braço para pedir a palavra, sem interromper o professor ou os colegas.
8. Usar linguagem correta e adequada ao contexto de sala de aula.
9. Manter a sala arrumada e limpa.
Limpeza e/ou arrumação da sala antes de autorização de saída.

*É proibida a utilização de telemóvel ou consolas para jogar, ver vídeos ou recolha de imagens, no recinto escolar.

O aluno que persista no incumprimento das referidas regras ou viole outro dever previsto no Regulamento Interno, fica sujeito às medidas disciplinares corretivas ou medidas disciplinares sancionatórias previstas no referido regulamento.